O teu site é mobile friendly?
Escrito por Daniel Bento   

O teu site é mobile friendly? Se não é, prepara-te pois vai baixar no ranking das pesquisas do Google, que a partir de 21 de Abril introduziu novas alterações à forma como avalia a relevância dos sites.

Mobile Firendly Website

Ter uma página optimizada para mobile não é apenas importante por causa do Google. A evolução do mobile levou a que cada vez mais pessoas acedam aos sites a partir dos seus telemóveis, que procurem informações, como contactos e moradas; que procurem produtos para comparar preços e características, quando estão numa loja; que procurem um hotel para ficar quando estão em viagem.

Se o site não for mobile friendly os utilizadores facilmente desistem, não querem perder tempo a fazer zoom, a fazer pontaria para carregar em botões minúsculos.

Querem o acesso à informação de forma rápida e simples. Querem navegar com a fluidez e eficiência com que usam uma aplicação móvel, com swipe para mudar uma imagem, click to call, para fazer uma chamada a partir de um click num número.

Em suma, os utilizadores não querem ver toda a informação de um site, mas apenas aquela que é essencial quando se está em movimento e se tem uma tarefa em mente para se executar.

A mudança de algoritmo foi realizada no dia 21 de Abril, e muitas instituições, empresas e profissionais vão ter que adaptar-se rapidamente ou serão penalizados. Esta mudança irá afectar:

  • pesquisas a partir dos dispositivos móveis;
  • todos os resultados de pesquisas em todas as línguas;
  • todas as páginas individualmente e não todo o site;

Embora seja fundamental a transição para sites mobile friendly, para chegar ao maior número de pessoas, esta condição não é suficiente para que se consiga lugares de destaque nos resultados do Google. A produção regular de bons conteúdos continua a ser a forma mais segura de garantir uma boa posição e de atrair visitantes.

Os interessados em saber mais sobre esta mudança em curso poderão consultar a informação publicada no blog oficial da Google.

Na Aula Prática de Comunicação Online com Wordpress, a ter lugar no Laboratório de Criação Digital no próximo diaa 4 de Junho, a construção de sites mobile friendly é um dos aspetos centrais a ser abordado.

Em breve, haverá também novidades sobre o nosso novo site, que vai ser lançado no próximo mês de setembro. Essa versão não será só mobile friendly, como vai estar totalmente adaptada às necessidades dos utilizadores e orientada pelas novas linhas de programação do laboratório.