Novidades na programação do Laboratório de Criação Digital

Durante 2015 o LCD estará em mutação. As primeiras alterações já começaram a sentir-se com o lançamento do programa de actividades para Maio a Julho, mas a maior está agendada para Setembro, e coincidirá com o lançamento do novo site.

Novidades Labcd

A primeira alteração que introduzimos foi a criação de quatro linhas de programação de actividades:

  • Desenvolvimento Mobile;
  • Desenvolvimento Web;
  • Comunicação Digital;
  • Computação Física;

O objectivo destas linhas de programação é conseguir criar uma comunidade em torno de cada uma delas, promovendo a realização de aulas, workshops e cursos de forma constante e integrada. Desta forma, será possível oferecer não só atividades de introdução, como é usual no laboratório, mas também atividades mais avançadas.

No presente programa de atividades apresentamos uma primeira experiência. Promovemos duas aulas de desenvolvimento de aplicações móveis híbridas, pensadas como uma só.

A primeira será uma introdução às frameworks de desenvolvimento (AngularJS, Ionic e PhoneGap), enquanto que a segunda visa a integração da aplicação desenvolvida anteriormente com uma api web.

O nosso objectivo é proporcionar aos participantes oportunidades para desenvolverem competências de forma contínua e sustentada através da realização de pequenos projectos que os aproximem de casos reais.

Pela mesma razão iremos lançar projetos no Laboratório Aberto a pensar nos participantes das aulas e workshops. O primeiro desafio é a construção da nova plataforma de gestão do laboratório, que estará em desenvolvimento a partir da sessão do dia 12 de Maio.

Esta plataforma está a ser desenvolvida pelos membros da rede de laboratórios da Audiência Zero e será uma excelente oportunidade para os participantes nas aulas exercitarem os conhecimentos adquiridos, integrando uma equipa real a desenvolver um projecto com relativa complexidade.

Em breve, iremos publicar mais pormenores sobre este projecto e sobre outras novidades do LCD, e algumas pistas do que está a ser programado para Setembro e para o futuro.