Workshop Gulp - Frontend Development Workflow

O desenvolvimento web está repleto de pequenas e aborrecidas tarefas executadas manualmente que não consumindo muito tempo por si só, quando muitas vezes multiplicadas e somadas garantem um consideravel gasto de tempo e energia.

Não só isso, mas por dependerem da nossa memória, por vezes são esquecidas e mesmo que não afectem fatalmente os projectos podem levar a resultados inconsistentes e a workflows pouco eficientes.

Foi para ajudar a simplificar, melhorar e automatizar o teu workflow de desenvolvimento que preparamos este workshop de introdução ao Gulp, uma ferramenta cada dia mais popular entre programadores web para fazer face a este tormento.

O Gulp (http://gulpjs.com/) é um Task Runner, o que basicamente quer dizer que serve para executar tarefas previamente definidas quando uma ou várias condições são satisfeitas. Assim, podemos pedir ao Gulp para fazer o reloading do browser sempre que gravamos um ficheiro, evitando o F5, ou para otimizar um ficheiro .png quando adicionamos uma nova imagem.

Na realidade o Gulp por si só não faz muito, o que faz é disponibilizar uma simples API em JavaScript que pode ser usadada para definir as tarefas. A parte considerável do trabalho é assegurada pelos Plugins que são desenvolvidos por uma comunidade open source muito activa.

Assim, temos actualmente um número bastante considerável de plugins (cerca de 1800) para fazer face a todo o tipo de tarefas, nomeadamente: minificar html, css, e JavaScript, otimizar imagens, compilar SASS, concatenar ficheiros, fazer reloading do browser, verificar erros (com jshint), correr unit tests (com karma, jasmine) e muitas outras coisas (http://gulpjs.com/plugins/).

Durante este workshop vamos instalar o Gulp, aprender a definir tarefas e explorar o ecosistema de plugins. Depois deste workshop o teu workflow não será o mesmo.

  Necessidades

Para frequentar este workshop é necessário levar um computador portátil e ter conhecimentos de JavaScript. Alguma questão entra em contacto connosco.

  Detalhes

Formador: Ricardo Lobo
Coordenador: Ricardo Lobo
Participantes: 6 (min) / 10 (max)
Início: 10 Dezembro 2015
Fim: 10 Dezembro 2015
Horário: 20h00-24h00
Duração: 4 horas
Local: Audiência Zero (Matosinhos)
Inscrição: 10 euros

  Notificação

As inscrições nesta actividade encontram-se fechadas

Se pretende ser avisado de novas edições desta actividade preencha o formulário.

Nome*

Email*

 
 

Informem-me sobre actividades futuras